Observo, com certa frequência, muitos colegas empreendedores enfrentando dificuldades quando os seus colaboradores saem dos seus negócios. Lógico, quem é dono do negócio sabe o quanto é difícil preparar um time e ter um elenco engajado. E às vezes, por motivos banais, saem de uma hora para outra sem ao menos dar explicação e tempo para ajustes.
Apesar de diversas vezes existir falta de ética e/ou comprometimento nesse desenlace, a raiva do empreendedor precisa ser transformada em combustível. Sim, usar aquela raiva expressa em frases como “hoje não se tem mais funcionários comprometidos” ou “quando eu comecei eu era diferente”, em combustível para fazer mais e melhor para o seu negócio.
O mundo perde muito quando brigamos por motivos fúteis. Ter um trampolim para o sucesso, pode ser um grande motivador para você ir mais além.
Uma dica importante é ter indicadores sobre como está indo o seu negócio. Métricas são importantes para mostrar que mesmo diante das adversidades, podemos estar no caminho certo do nosso negócio e continuar navegando feliz.