A fisioterapia ganhou notoriedade nos últimos tempos. Vimos a pandemia da Covid 19, onde muitas pessoas ficaram acamadas no leito de UTI e necessitavam de tratamento, ou mesmo após o Covid, onde voltar à vida normal precisou de muito trabalho dos fisioterapeutas. Agora, mais recente, vimos o jogador Neymar que retornou aos jogos da Copa do Mundo em tempo recorde após um entorse. Mas como funciona o tratamento Fisioterapêutico?
Qual caminho seguir?
Como dizia o coelho no filme Alice no país das Maravilhas, “se você não tem um destino, qualquer caminho serve”, o mesmo pode ser aplicado no tratamento fisioterapêutico. Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Esse caminho, é traçado na consulta. Sim, fazer uma consulta é imprescindível para decidir o que usar com o paciente. Saber sobre sua vida, o que deseja, o que sente, o que a dor o incapacita, aplicar testes específicos, enfim, levantar dados. Com os dados na mão, saberemos com maior clareza quais os nossos destinos e dificuldades.
E quando somos os primeiros profissionais a serem procurados?
Muitas vezes, somos profissionais de primeiro contato, ou seja, o paciente vem à nossa procura no início dos sintomas, sem antes procurar outro profissional. E na consulta, então, é a possibilidade de rastrear qual é o problema do paciente, tratá-lo ou encaminhá-lo à outro profissional, quando foge da nossa responsabilidade.
E após a consulta?
Feita a consulta, programamos o tratamento. É onde criamos um planejamento estratégico com os passos que iremos seguir no tratamento. O planejamento é feito com base no conhecimento profissional, alinhados com os desejos do paciente e sempre atualizado nas bibliotecas em saúde. É onde pesquisamos e nos atualizamos para cada caso específico. Pubmed e Cochrane são as bibliotecas de saúde indispensáveis nesse momento.
O tratamento vai variar de paciente para paciente, o seu tempo de duração e o prognóstico também. Não existe nada fixo, para todos. Dependendo o problema encontrado, teremos um caminho à seguir. No tratamento, incluímos modalidades eletroterapêuticas, terapia manual, exercícios e/ou técnicas específicas para o problema encontrado. Nosso objetivo é alinhar os desejos do paciente, aliviar seus sintomas, e devolver a capacidade de performar melhor nas atividades do seu dia.