Ontem, me ocorreu uma situação inusitada: ouvindo meus amigos do futebol falar sobre dores nas costas e alguns tratamentos, percebi que há pouco conhecimento sobre o que fazer quando estamos com dores nas costas.
Saber o que fazer (e quando fazer) nas situações que envolvem nossa saúde, é muito importante para não entrarmos na lista de pessoas com dores crônicas persistentes.
Quais os primeiros caminhos que devemos seguir para conseguir viver a vida de maneira adequada e enfrentar o problema da dor da melhor maneira possível?
Aqui vai 3 dicas importantes:
- Ser mais ativo fisicamente
Está mais do que provado que viver a vida em movimento é a melhor forma de estimular nossa farmácia endógena, ou seja, fazer com que nosso corpo libere as substâncias que promovem a diminuição da dor.
- Ter uma alimentação adequada
Um equilíbrio nutricional adequado, faz com que nosso corpo tenha mais energia e não produza substâncias que podem sinalizar um processo doloroso.
- Procurar um profissional quando a dor não diminuir.
Não tenha medo de procurar ajuda. A procura de um profissional de saúde é muito importante quando estamos enfrentando algum tipo de problema. Esperar um tempo acreditando que irá passar, mesmo quando tu perceber que não passa, ou aguentar até o limite, pode trazer consequências irreversíveis na sua integridade física e mental.